domingo, 4 de maio de 2014

(A proposito do terceiro aniversário da minha filha Nôra. Com as suas próprias palavras!) :)

"No pais das Mavaitas" (No pais das Maravilhas)


Fia a noite, quenta a vida. (Fria a noite, quente a vida)
Pacificadora a duda, (pacificadora a xuxa)
O badeide para com a papa sujar, (o babete para sujar com papa)
O crema para o barro áspero. (o creme para quando o rabo está áspero)

No cola da minha mãe Fia, (O colo da minha mãe Sofia)
a mina era o que eu mais adorava; (a maminha era o que eu mais adorava)
e só larguei quando já não havia mais! :) (e só larguei quando secou :))

Comecei a comer gute com teais, (comecei a comer iogurte com cereais)
cuidada com macateiga, (torrada com manteiga)
e mais tarde mentas na sopa. (e mais tarde sementes na sopa)
Depois veio o vaque para o chitão e tofu. (depois veio o garfo para o salsichão (veg) e tofu.

"Oh quintário" no popó a Biboa fui, (ao contrário de popó a Lisboa fui)
vi baibotas a xubi (vi gaivotas a subir)
e os ciclitos... (e os ciclistas)

Na avó Linda pedi "só um bocadinho de queijinho", (Na avó Deolinda pedi "só um bocadinho de queijinho"
Na avó Maieta lajanja e lastina. (Na avó Mariette laranja e gelatina)

Para a festa da Cataina e Simão (para a festa da Catarina e Simão)
o tipó com ástico, (o pitó com elástico)
para "mostrar ao espelho" (para mostrar ao espelho)
como "estou quida". (como estou querida)

No hiquitóquito gosto do golfinho (no jardim zoológico gosto do golfinho)
foca, patapano, cosono, pacagaio e cantaruga... (foca, hipopótamo, rinoceronte, papagaio e tartaruga)
mas também gosto da zeba e guso. (mas também gosto da zebra e do urso)

Dou papa às cabitas (dou papa às cabritas)
e no outo dia di micadentes à pedez que estava costipada. (e no outro dia dei medicamento à galinha pedrez que estava constipada)

Depois do banho não esqueço (depois do banho não esqueço)
o conotete mas não gosto muito de me pintar. (o cotonete mas não gosto muito de me pentear).

Para paralhar é mais fácil com "ajuma lá" (Para "trabalhar" é mais fácil com "ajuda lá"
e se estiver muito sol uso o péu para a baqueça, (se estiver muito sol uso o chapéu para a cabeça
mas é bem melhor bincar. (mas é bem melhor brincar)

O Krishna é meu amigo
e o Shivaya "vem à casa de mim" (e o Shiva vem à minha casa)

Antes do cento mercial eu pinto (Antes do centro comercial eu penteio-me)
e lá a mama compou mais dudas; (e lá a mama comprou xuxas)
as outas eu routei. (as outras eu rompi)

Na Pimavera os gibinos, migas e andinhas aparecem (na Primavera os girinos, formigas e andorinhas aparecem)
e a Nôra fazi um cucudilo e langato (e a Nôra fez um crocodilo e lagarto)
na areia da paia. (na areia da praia)
Zenho com o lápito mas "não funciona". (desenho com lápis mas "não funciona")
mas gosto "de espalhar o lápito") (mas gosto de "escrever")

Quando a "minha barriga está a pedir fome" (quando estou com fome)
como bocus sem esquecer o escaguete. (como brócolos sem esquecer o esparguete)

"Avô Vita vou à casa de ti" ("Avô Vítor vou à tua casa")
ao avô Bel o beijinho eu dazi. (ao avô Abel um beijinho dei)

Aos pimos Diego, Simão, Cataina, Rafael e Lilia (A primeira vez que a Nôra elabora uma história!)
quero mostrar a minha primeira história:
"Era uma vez um ratinho que foi às compas com o gato ao mercado"...

Já não faço xixi na falda.
"Já tenho cueca"
Cá em casa estamos todos contentes. :)
"A Nôra já é gande, não piso de falda!"

Só não estou sozinha
quando estou com o papa e a mama
e estamos os tês.

"Gosto ti" papa e mama.
Muito obigadinho" filha quida.

(O meu pai é tão maoto!!!)

Terceiro aniversário da Nôra Sanina Peira